TRANSTORNO DO PÂNICO

A Síndrome do pânico atinge aproximadamente 4% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, o número de pessoas com a doença vem aumentando a cada dia. É definida como crises recorrentes de forte ansiedade ou medo, levando muitas vezes a pessoa a dar entrada no pronto socorro, por achar que se trata de um infarto. A reação de pânico é uma reação normal em qualquer situação com eminente perigo de morte, mas ela passa a ser identificada como patológica e por isso ganha o título de transtorno do pânico quando essa mesma reação acontece sem motivo, espontaneamente, por diversas vezes.

Muitas pessoas tem um único episódio de pânico, o que não caracteriza a doença. Porém, o que normalmente acontece é que a sensação é tão ruim que a pessoa fica com medo de que aconteça de novo. Isso gera mais ansiedade, que resulta em outros ataques, formando um ciclo que foge do controle da pessoa e que dificilmente ela consegue lidar. Dificuldade de respirar, aumento da frequência cardíaca, tonturas, sensação de desmaio eminente, dor no peito, são alguns dos sintomas de um ataque de pânico.

Pessoas com excessiva necessidade de estarem no controle, perfeccionistas, que não lidam com erros e assumem excessiva carga de responsabilidades, são mais suscetíveis aos ataques. Quando a síndrome se instala a pessoa passa a evitar diversos lugares com medo de ter um ataque o que a leva a restrições importantes quanto às atividades profissionais e pessoais. Ela também se torna dependente, necessitando da ajuda de outras pessoas que nem sempre compreendem a gravidade da situação.

Dificilmente sem tratamento adequado a pessoa consegue sair dessa situação. Dezenas de estudos realizados no mundo inteiro mostraram a eficácia da terapia cognitiva no tratamento do transtorno do pânico. É uma psicoterapia breve, cientificamente comprovada e focada nos problemas atuais. Caracteriza-se por sessões estruturadas e são utilizadas diversas técnicas, que ajudam na correção dos pensamentos catastróficos que pioram os sintomas de ansiedade e medo.

Christianne Maia é Terapeuta Cognitiva e Neuropsicóloga especializada pelo HC- FMUSP